HISTÓRICO

O Grupo de Estudos em Qualidade da Energia Elétrica (GQEE) foi fundado em 1995 com o objetivo de congregar especialistas para as seguintes tarefas:

– Realizar o ensino na graduação e na pós-graduação nas áreas de qualidade da energia elétrica (QEE) e áreas afins.

– Fazer orientação de estudantes de mestrado e doutorado, nas áreas de QEE e Proteção Elétrica.

– Realizar formação continuada – cursos de aperfeiçoamento e cursos de especialização

– Trabalhar em Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.

O GQEE ao longo dos anos investiu parte do seu tempo em um projeto de um centro de estudos experimentais, que pudesse integrar  a qualidade da energia com a operação inteligente da rede baseando-se em alguns dos pilares que a sustentam: medição, proteção, supervisão, automação e otimização econômica.

Com o apoio financeiro da Cemig, Eletrobrás, Finep, CNPq, Fapemig, Sectes-MG e da própria UNIFEI, o centro de estudos foi inaugurado em novembro de 2013 com o nome de CERIn – Centro de Excelência em Redes Elétricas Inteligentes.

O centro de estudos passou a funcionar com cinco docentes/pesquisadores, os quais vêm contribuindo para o desenvolvimento dos trabalhos na Unifei em termos de ensino, desenvolvimento de projetos, formação de RH especializados e titulados com trabalhos de mestrado e doutorado nas áreas de especialidade do grupo.

Em 2016, algumas mudanças foram necessárias, dentre elas o resgate dos trabalhos mais focados em determinadas áreas de especialização dos docentes, tais como qualidade da energia elétrica e proteção de sistemas elétricos, assim como um investimento mais forte nas áreas de medição/ supervisão e automação de sistemas elétricos de potência.

Com a reestruturação do ambiente de trabalho, o mesmo passa a ser denominado Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica, sob o “acrônimo” de QMAP. As letras maiores Q  e P estão relacionadas à Qualidade da energia elétrica e à Proteção de sistemas elétricos, respectivamente. As letras M e A, significam Monitoração e Automação de sistemas de potência, e são escritas em menor escala, pois são áreas obrigatoriamente relacionadas às duas primeiras.