EQUIPE

Prof. Dr. Paulo Márcio da Silveira (Diretor)

http://lattes.cnpq.br/3583817683372046

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá (1984), mestrado também pela UNIFEI (1991) e doutorado pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Trabalhou na Albrás Alumínio Brasileiro S.A. e na Balteau Produtos Elétricos Ltda. (1984-1988). Foi pesquisador visitante no Center for Advanced Power Systems, na Florida State University, Tallahassee, EUA (2007-2008). É professor da UNIFEI, desde 1993 (atualmente Associado IV). Foi coordenador e membro da Câmara de Arquitetura e Engenharias da FAPEMIG (2008-2011). Foi Diretor do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia – ISEE/ UNIFEI (2011 a 2015). É pesquisador e instrutor da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria de Itajubá. É coordenador do GQEE – Grupo de Estudos em Qualidade da Energia Elétrica e coordenador do QMAP – Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica. É coordenador do CEPSE – Curso de Especialização em Proteção de Sistemas Elétricos. Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (PPM) da FAPEMIG (2009-2015). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa – CNPq 2. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência atuando principalmente nas seguintes subáreas: Proteção de Sistemas Elétricos, Qualidade da Energia Elétrica, Medição Elétrica e Processamento de Sinais aplicados a IEDs.


Prof. Dr. José Maria de Carvalho Filho

http://lattes.cnpq.br/5461838985577307

Possui mestrado (1996) e doutorado (2000) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá-Unifei. É professor associado do curso de Engenharia Elétrica, da Unifei, atuando tanto na Graduação como na Pós Graduação. Atualmente é Coordenador Adjunto do QMAP – Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica. Pesquisador e instrutor da Fundação de Pesquisa e Assessoramento indústria de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da energia elétrica, VTCDs, afundamentos de tensão, proteção de sistemas elétricos de distribuição e industriais.


Prof. Dr. Thiago Clé de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/0005062425023779

Nascido em Ribeirão Preto, SP, em 1977, possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá em 2002, 2004 e 2008 respectivamente. Desde 2000 desenvolve trabalhos vinculados ao Grupo de Estudos da Qualidade da Energia Elétrica, GQEE, com experiência e especial interesse em Medição de Grandezas Elétricas, Proteção de Sistemas Elétricos e, principalmente, Qualidade da Energia Elétrica, com destaque especial para afundamentos de tensão (voltage sags/dips). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá e membro do QMAP – Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica durante 3 anos e, atualmente, é Pró-Reitor Adjunto de Graduação da UNIFEI.


Prof. Dr. Frederico Oliveira Passos

http://lattes.cnpq.br/4710180003946883

 

Professor Adjunto pela Universidade Federal de Itajubá no Instituto de Sistemas Elétricos e Energia ISEE. Doutorado em Engenharia Elétrica, ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, pela Universidade Federal de Itajubá (2015) com o tema “Localizador da Fonte de AMTs baseado nas Medições das Tensões de Fronteira”. Obteve título de mestre em Engenharia Elétrica na mesma instituição de ensino em 2010 com o tema “Solução para Localização de Faltas em Linhas de Transmissão Não Transpostas baseada em Sincrofasores e Algoritmo Genético”. Especialista em Proteção de Sistemas Elétricos. Foi diretor acadêmico da UNIFEI – Campus Itabira, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica Campus Itabira e Chefe de Laboratório de Máquinas Elétricas. Lecionou aulas de Análise de Sistemas Elétricos, Sistemas de Transmissão e Distribuição, Proteção de Sistemas Elétricos, Circuitos Elétricos, Laboratório de Máquinas Elétricas e Eletrotécnica Geral. Atualmente é membro do Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica (QMAP) e atua na área de localização de faltas em linhas de transmissão e localização da fonte de variações de tensão de curta duração em sistemas através de medição fasorial e componentes simétricos.


Prof. Dr. Carlos Alberto Villegas Guerrero

http://lattes.cnpq.br/8345564162406743

Carlos A. Villegas Guerrero é engenheiro eletricista formado em 2009 pela Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL), Guayaquil – Equador. Trabalhou como técnico nas áreas de Construção e Manutenção de Subestações Elétricas do Sistema Nacional de Transmissão (SNT) no Equador, no período de 2005 a 2009. Recebeu os títulos de Mestre e Doutor em Ciências da Engenharia Elétrica, e Especialista em Proteção de Sistemas Elétricos, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá (MG) – Brasil, em 2011, 2017 e 2012, respectivamente. No ano de 2016 trabalhou como Professor Pesquisador Visitante na ESPOL, e desde 2017 é Professor do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da UNIFEI. Suas principais áreas de pesquisa são: Análise, Proteção, Controle e Automação de Sistemas Elétricos.


Técnico – Lic. Lúcio José da Motta

http://lattes.cnpq.br/9775213747549736

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Itajubá(2015), curso-tecnico-profissionalizante em Mecatrônica pelo Colégio de Itajubá(2005) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes(2003). Atualmente é Técnico em Eletrotécnica da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral.

 


Alunos de Pós-Graduação

O QMAP conta com uma rede de relacionamento entre os pesquisadores que permite o desenvolvimento de diversos trabalhos de dissertação e tese dos alunos matriculados no programa de pós-graduação da UNIFEI nas áreas de atuação do centro. Seguem abaixo os nomes dos alunos que realizam ou realizaram pesquisa, o tema da pesquisa e o respectivo orientador:


Alunos de Graduação

A combinação entre a estrutura criada no QMAP e a filosofia de trabalho de seus membros permite aos alunos de graduação dos cursos afins uma oportunidade única para iniciação científica e tecnológica, o desenvolvimento de competências interpessoais e o diferencial técnico profissional. Seguem os nomes dos alunos membros do QMAP e as atividades relacionadas: